FECHAR X

FRESP no facebook FRESP no Instagram FRESP no YouTube

Quem somos

QUEM SOMOS

A FRESP (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo) é uma entidade sindical de grau superior criada para o aprimoramento do transporte de passageiros por fretamento no Estado, serviço tão importante para a mobilidade quanto qualquer outro.

Hoje, sete sindicatos compõem a FRESP: SETFRET, SINFRECAR, SINFREPASS, SINFRESAN, SINFRET, SINFREVALE e TRANSFRETUR.

Juntos, eles reúnem mais de 300 empresas de transporte profissional de pessoas por fretamento, sendo responsáveis pela maioria da operação dos veículos coletivos aplicados ao fretamento.


HISTÓRIA

Fundada em 10 de fevereiro de 1994, com a união dos sindicatos de fretamento do Estado de São Paulo, a FRESP fica na Rua Dr. Silva Mendes, 266, Vila Industrial, em Campinas / SP.

A sede da Federação foi instalada numa cidade de interior, embora próxima à capital, resultado do desejo de união da categoria e da necessidade de implementar o desenvolvimento do setor nas cidades interioranas, região de grande potencial para o transporte que defendemos.


DIRETORIA

Representantes dos sindicatos filiados integram a diretoria da FRESP.


MISSÃO

A missão da FRESP se traduz em cinco principais ações: agrupar, representar, coordenar, proteger e estimular o aprimoramento do transporte coletivo privado de passageiros na modalidade fretamento.


O QUE FAZEMOS

É longo o espectro de ações que a FRESP desenvolve e realiza para concretizar sua missão. O trabalho objetiva promover e dar maior visibilidade ao serviço de fretamento além de assegurar a qualidade do transporte oferecido pelas empresas associadas, levando, de forma equilibrada e responsável, as vantagens deste serviço a todos os segmentos da economia. Para a concretização destes fins, são diversas atividades. Confira as principais delas:

Apoio jurídico: A equipe jurídica da FRESP realiza permanente intercâmbio junto aos órgãos regulamentadores de todas as esferas para o aprimoramento das legislações que disciplinam o setor e a inclusão do serviço de fretamento no plano diretor de transporte (ou plano de mobilidade) dos municípios paulistas. Internamente, é feito acompanhamento diário de publicações jurídicas, de onde são extraídas as informações sobre mudanças na legislação, informadas frequentemente aos nossos associados por meio de Circulares Jurídicas. Além disso, a FRESP também ingressa com ações diversas na Justiça, em defesa da categoria.

Comunicação Interna e Externa: A FRESP reconhece e valoriza a divulgação do fretamento. Por isso, conta com uma assessoria de imprensa responsável por fazer chegar ao conhecimento do grande público a relevância do serviço. Essa visibilidade é conseguida por meio da presença da FRESP na imprensa geral e em publicações especializadas quando o assunto é transporte privado de passageiros. A FRESP marca também presença nas redes sociais, onde diariamente divulga as vantagens do fretamento e suas possibilidades de uso. Há ainda a atualização diária deste site em “Notícias”, onde se concentram temas relacionados ao transporte, servindo como fonte de consulta para todos.

Na comunicação interna, periodicamente a FRESP envia a seus associados newsletter com um resumo dos mais relevantes e recentes assuntos ligados ao setor, além de oferecer cadernos técnicos temáticos e material institucional sobre o fretamento.

Cursos de aprimoramento: Com apoio dos sindicatos associados, a FRESP desenvolve e realiza diversos cursos na área de transporte, com ênfase no fretamento, destinados a todas as empresas, associadas ou não.

Encontro do fretamento: Anualmente a FRESP realiza seu grande encontro de empresas de fretamento de todo Brasil, com programação que mescla palestras de assuntos técnicos e feira de produtos e serviços voltados especificamente ao setor de fretamento, permitindo grande intercâmbio de informações entre os participantes, palestrantes e expositores.

Mobilidade urbana: A FRESP participa intensamente de discussões sobre problemas de transporte nas cidades e tem debatido, em várias instâncias e com entidades públicas e privadas, o transporte coletivo de passageiros, especialmente destacando que o serviço de fretamento é uma alternativa viável para melhorar a mobilidade urbana, cada vez mais truncada pelo crescimento das frotas de carros de passeio e seus consecutivos congestionamentos. A falta de fluidez no trânsito resulta em impactos negativos para toda coletividade e meio-ambiente.

Participação em comissões: A FRESP é associada à ANTP, importante órgão do transporte no país, que discute a relação entre os serviços de transporte coletivo público e privado e congrega autoridades, técnicos e gestores do trade. Juntamente a ela, promove a visibilidade do fretamento entre os vários segmentos do transporte no país. Integra também a "Comissão de Transporte de Passageiros do Estado de São Paulo", coordenada pela ARTESP.

Racionalização de custos: A FRESP promove ações para racionalização de custos operacionais, especialmente com a intermediação e logística de compras de insumos de forma cooperada. Também mantém parceria com a iniciativa privada e pública na busca de produtos e serviços que atendam as características do setor, especialmente em linhas de concessão de créditos e seguros com coberturas apropriadas.

Turismo rodoviário: Incentivar o turismo rodoviário é uma das bandeiras da FRESP, que está inserida no plano de expansão do turismo no Brasil, além de ocupar cadeira no Conselho Estadual de Turismo (SP), onde participa ativamente de ações para o desenvolvimento da atividade turística no Estado de São Paulo.

Voltar