FRESP no facebook FRESP no Instagram FRESP no YouTube

Lugares em Itu para visitar nas férias

Passear é uma tarefa gostosa, que une a família e permite momentos de muita diversão. Na “Terra dos Exageros”, além de encontrar muitos pontos turísticos que garantem o lazer e entretenimento, é possível promover o aprendizado através da interação com a história e cultura local. Em Itu os atrativos se espalham pela cidade e o campo, uma verdadeira viagem pelo interior paulista.

Cidade da Criança: O parque público Cidade da Criança é o primeiro destino que lembramos quando o assunto é a diversão dos filhos na cidade. O grande espaço é agradável, rodeado de árvores que oferecem sombras refrescantes e tem até um lindo lago. Enquanto os pequenos brincam, os adultos podem aproveitar para fazer um piquenique ou ler um livro sentados na grama, nos quiosques ou bancos existentes no local. Simples, mas charmoso, o parquinho possui diversos atrativos divididos por faixa etária (crianças até 10 anos). São escorregadores, gangorras, banco de areia, Casa do Tarzan, mini cidade e outros, além de equipamentos exclusivos e adaptados para portadores de deficiência (PCD). A estrutura possui ainda lanchonete, banheiro masculino e feminino. O lugar fica na Rua França, 102, Bairro Vila Roma e funciona de terça a domingo, das 8h às 17h. A entrada é gratuita!

Praça dos Exageros: Aproveitando a fama de que tudo é grande em Itu, foi construída a Praça dos Exageros com atrativos enormes. Um interfone, formigas, joaninhas, escorregador, jogos de xadrez e de lápis, garrafa de Coca-Cola e até um caixa eletrônico encantam os pequenos, mexendo com a curiosidade deles. É como se entrassem em um ambiente mágico, onde tudo cresceu e ganhou dimensões irreais. Todos podem ainda aproveitar para tirar fotos com o boneco gigante do humorista ituano Francisco Flaviano de Almeida, o Simplício, que recepciona os visitantes sentado no banco da praça. O parque temático fica na Rua Maestro José Maria dos Passos, 200, Bairro Padre Bento e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. Entrada gratuita!

Museu da Energia: O Museu da Energia de Itu oferece um divertido passeio pela história, unindo aprendizado e lazer. Enquanto visitam as salas e observam as exposições, os visitantes descobrem de forma lúdica as intensas transformações no estilo de vida da sociedade causadas pela energia elétrica. Os diversos objetos antigos, bem diferentes dos que elas conhecem hoje, atraem a atenção. Assim como as maquetes, que reproduzem em miniaturas o funcionamento do uso da energia nas residências. E depois de conhecer todas as salas, os visitantes podem relaxar e apreciar a arquitetura do antigo casarão em um lindo jardim nos fundos, comprar artigos na pequena lojinha do museu ou ainda conferir os livros da biblioteca da instituição. O Museu fica na rua Paula Souza, 669, Centro e funciona de terça a domingo, das 10h às 16h. O ingresso custa R$4,00 / crianças até 7 anos e estudantes com carteirinha pagam meia-entrada / professores e pessoas acima de 60 anos não pagam / pais com filhos até 7 anos pagam meia-entrada e filhos tem entrada gratuita (Ingresso-família). Visitação gratuita às quartas-feiras.

Parque Geológico do Varvito: Uma exposição única à céu aberto de uma das principais rochas do planeta. Esse é o Parque Geológico do Varvito, que guarda histórias curiosas e evidências prováveis de uma extensa era glacial. Passear pelo local é uma oportunidade de deixar a imaginação das crianças fluir, construindo imagens de uma época gelada e cheia de animais pré-históricos. O local conta com painéis explicativos e oferece contato com a natureza, num ambiente calmo e familiar. Há trilhas para atrativos como bosque, lagos, praça, cascata e a Gruta Lágrima do Tempo. O parque tem ainda lanchonete, playground, anfiteatro, espaço de exposições e quiosques. O atrativo fica localizado na Rua Parque do Varvito, bairro Pq. Nossa Sra. da Candelária. A visitação acontece de terça à domingo, das 8h às 16h30. A entrada é gratuita!


Estrada Parque: Passear pela Estrada Parque é respirar ar puro e mergulhar no verde da natureza. O caminho é ladeado de floresta, embelezado por ipês e jequitibás centenários. Um grande convite para falar sobre meio ambiente com os pequenos, que costumam se maravilhar com os contornos do calmo trajeto. A Gruta da Glória e a antiga usina hidroelétrica são paradas obrigatórias para quem visita o local. Pela estrada você encontra quiosques, mesas e bancos para descanso, bebedouros, lanchonetes e playground. A paisagem principal é o Rio Tietê

Fonte: Itu / Jéssica Ferrari

 

Voltar