FRESP no facebook FRESP no Instagram FRESP no YouTube

Mercado de trabalho no Transporte mantém saldo positivo de emprego

Apesar dos efeitos da segunda onda de contaminação da pandemia do novo coronavírus, o mercado de trabalho do setor de transporte segue em curva ascendente no saldo mensal resultante do número de contratações e demissões. O mês de abril fechou com +7.255 postos de trabalho ocupados, diferença entre profissionais admitidos (58.735) e desligados (51.480). Os dados fazem parte doPainel do Emprego no Transporte, publicado na última quinta-feira, 27 de maio, pela Confederação Nacional do Transporte (CNT).

Os bons ventos também se mantêm no acumulado de janeiro a abril de 2021.O quadrimestre registra um saldo positivo de 28.542 empregos formais. O Painel da CNT sobre os dados do emprego no transporte desenvolvido é com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia (ME).

Ao considerar o comportamento dos diferentes modais, o segmentorodoviário de cargas apresentou o melhor desempenhono acumulado de janeiro a abril. A diferença entre contratações (196.471) e demissões (150.689) ocorridas no intervalo desses quatro meses, apresenta um saldo de+45.782 empregos formais.

O impacto negativo no mercado de trabalho do setor continua recaindo sobre os transportes rodoviários de passageiros urbanos e o de longo curso. Os dois acumularam de janeiro a abril um saldo negativo de 13.463 e 6.561 empregos formais, respectivamente. Esses segmentos estão no centro do alvo das restrições sanitárias impostas pelo isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus.

O Painel CNT do Emprego no Transporte possibilita consultas interativas sobre a movimentação dos empregos formais no setor. Trata-se de um instrumento que contribui para a visualização do panorama da situação de ocupações. Os números permitem desde uma visão abrangente do setor até recortes e cruzamentos para análises específicas e segmentadas.

Acesse aqui oPainel do Emprego no Transporte

Fonte: CNT

 

Voltar